Fia, quando leres isto eu já te terei castigado leve, levemente, como quem não quer a coisa ao longo da vida por causa da birra gigante que fizeste para comer a sopa! A primeira, de mais nenhuma, espero!
Mas como é? Habituas a tua pobre mãe a abrir a boca sempre que vem a colher e hoje esfaqueias-me desta forma?!?!?
Nunca mais te vou ver com os mesmos olhos !
Recado para a Madamme .
Hoje o Papá vem dormir conosco , estou à espera dela mas não sei se aguento até lá.
Comi uma posta de pescada hoje ! Um sucesso, perante três dias a chá e bolachas de àgua e sal que raramente se aguentavam no meu estômago. Começo a duvidar da teoria da gastroentrite. De cada vez que como, sinto um aperto enorme no estômago, tanto que até tenho de me curvar ! Já não vomito mas custa-me horrores a comer, e o apetite é tão pouco.
O que me vale é o Senhor Papá, que com sorte (quase a abusar da sorte, aliás) vai acordar quando a Madamme quiser mamoca, vai pô-la a jeito e eu vou continuar a dormir. Ele fazia isto quando ela era pequenita e eu nem queria abrir os olhos o dia todo .
Por muito que me custe ...
A mamã está doente .
Mal me seguro de pé. (Mais) uma gatroentrite -tive uma no mês passado- que me está a dar cabo do corpo e da alma .
Estou há 2 dias a alimentar-me de chá e bolachas, e só como para continuar a amamentar . Quase nada se mantém cá dentro, se é que me entendem.
Para ajudar, a Fia não tem dormido nada bem. Desde que a deito que a ouço virar-se de repente, bater com as pernas e com a cabecinha nos protectores laterais da cama com força, a choramingar, a pedir a chucha , a querer vir para a minha beira , onde não pára e não me deixa descansar .
Estou de rastos.
Procura-se !

Máma !
Nova palavra a adicionar: Máma ! (coloco acento embora saiba que ele não existe, para não se ler 'mamã' )
Miminho .
Vai, Estrela !!
Temos modelo!
Com um ano e quatro semanas ...
...a Fia deu os primeiros passinhos sozinha !
Primeiro em casa do Pai, com ele. Á noite, em casa da mãe com a avó. Ainda são muito breves e ténues, mas dá para fazer as delícias de quem vê :)
Sexto sentido ?
Eu e a Fia ficamos em casa do Pai na noite de segunda para terça-feira (folga do Pai ).
Deitamo-nos por volta das 23h e o Pai só chegou do trabalho às 3h. Quando ele chegou, eu dormia como um calhau (um calhau muitíssimo delicado, mas um calhau! ) e, pelo que o Pai disse, a Fia estava de pé na cama a olhar para a porta.
Ela não chorou e ele não fez barulho com a porta da entrada, porque se ela tivesse acordado com barulho ficava deitada a chorar e nem tinha tempo de se levantar .
Será que sentiu que o Papá estava a chegar?
E para o ano nos vemos !
Acabei o (estupor do) Exame Nacional ao meio-dia, aproveitando a meia hora de tolerância que não me ajudou em nada .
Nunca vi um exame tão comprido, tão difícil. Saí da sala com as lágrimas nos olhos, vim para casa a chorar.
Mais uma para a colecção :)

Estou à espera de um zanga muito grande para me sentir capaz de comprar esta :
Peripécias do Tio Más - IV
Há pouco o Tomás, ás escuras, tentou entrar na cozinha e deparou-se, a grande velocidade, com a porta fechada .
Foi um estrondo tão grande que achei que a TV tinha caído ao chão.
Ficou com a marca da porta na cara e com um inchaço enorme a sobrancelha.
Adormeceu com o gelo na cabeça, já o acordei e está óptimo, deixei-o dormir.
Terá tentado entrar pela fechadura?
'Procuro-te'
hummm, pensando melhor ... acho que não!
A Fia já anda se lhe dermos uma mão para a equilibrar. Na segunda-feira, entrou na creche ao colo mas pousei-a no chão no corredor para chegar à salinha dela.
Ela, muito contente, lá vai com pézinho de bailarina , ora pousa todo, ora pousa só metade, entrou na sala a rir-se.
Mal se deparou com a porta aberta, olhou em volta, trocou a mão que estava a agarrar a minha, virou costas à educadora e toca a fugir !
Lá a 'apanhamos' (nunca chegou a largar a minha mão) , e a senhora lá a entreteu.
Foi de rir.
Nós fomos !
... mas de facto fomos as únicas. A nossa ida a Guimarães (ou neste caso, a Vila das Aves) parece estar amaldiçoada. A primeira e segunda tentativas foram falhadas, mas à terceira é de vez, apesar de inicialmente mais pessoas se terem disposto a ir.
Atravessámos montes e vales (que é como quem diz : o engano nos horários do primeiro comboio e consequente perda do segundo, uma praça de táxis completamente vazia, o minuto e meio que tivemos para sair de um comboio e entrar no outro, o combóio que afinal não chegava a Guimarães ... ) mas chegámos. Metade de combóio, almocinho numa esplanada com a Fia (pela primeira vez saímos só as duas para longe), outra metade de carro ..
Visita ao Castelo e Palácio de Guimarães , lanchinho no MacDonalds (que felizmente é omnipresente), vinda de BMW, visitinha ao Papá no trabalhoe regresso a casa (com a Fia aos berros porque adora andar a servir à mesa com o Pai) por volta das 21h .
Tarde a repetir :)
Fotos mais tarde .
'Mãe' !
Finalmente, o meu nome veio à baila !
A Sofia começou, sem mais nem menos, a chamar a Mãe!
O engraçado é que, desde que ela começou a querer mostrar as cordas vocais, a ensinámos a chamar 'Mamã' e 'Papá'. Mas ela chama 'Pai' e 'Mãe'. Não há cá misturas nem ajuntamentos, há que chamar as coisas pelo nome . E ela ignorou as nossas tentativas de ser chamados de forma mais abébézáda.
O pai ficou desiludido.
Por mim, desde que chame ...
Peripécias do Tio Más - III
Eis a verdadeira (e comprovada pela inocência de uma criança ) ideologia de vida que vou adoptar : os pais não fazem nada.
...
E quando tenho tempo ...
Finalmente, uma boa noite .
A Fia jantou ontem em casa do Pai (comigo, claro) e, quando chegamos a casa, fomos dar um passeio para aliviar o calor e a celulite da mamã .
A Princesa adormeceu e não acordou quando a pus na caminha. Acordou por volta das 6h, sem mamar ! Deitei-a na minha cama e voltou a adormecer, sem se virar aqui para a Miss Biberão.
Ao contrário das noites passadas, em que faz do meu sono de beleza um verdadeiro inferno ao virar-se de repente na cama, bater com a cabeça nas grades, chorar, passar para a minha cama, gatinhar a dormir, sentar-se, querer mamar grande parte da noite .... esta noite consegui dormir umas horas.
Juro que muitas vezes me dá vontade de proceder ao desmame, já que é em grande parte a amamentação prolongada que me está a levar à exaustão.
Mas é só de noite, e dia é-me perfeitamente natural andar pela casa com a mama de fora, disponível para a madamme . De noite, o facto de ela não ter fome e querer no entanto mamar cansa-me. Por enquanto, ficamos assim.
A Festança :)
Com tanto para contar, acabei por me esquecer de vir mostrar as fotos da festinha da Fia. Foi um lanche simples que juntou as famílias (minha e do Papá) . Como se costuma dizer, só fez falta quem esteve. Quem não esteve, não fez falta absolutamente nenhuma .
O bolinho da Fia (primeira foto) foi feito pela mamã e pela ´dinha (madrinha , minha irmã) .
A ´dinha fez também o bolo em forma de coração e a mamã fez o resto dos doces. O Papá ficou encarregue das bebidas e assim, já que as carteiras são diferentes, as despesas ficaram bem divididas . Uma vez que foi tudo feito em casa, com a ajuda de uma sobremesa de Vizinha Rosa e dos docinhos de Bivó Júlia, foi até uma festinha económica .
Muito boa gente achas estranho estarem na mesma casa a minha mãe, a minha madrasta e os sogros de uma que outrora foram da primeira . A verdade é que tudo se dá relativamente bem. O meu pai não pôde estar presente por trabalhar (provavelmente não se sentiria confortável ), mas ligou a desculpar-se e a dar os parabéns.
Ficam algumas fotos .
'As peripécias do Tio Más ' - II
- Olha, aprendesses !
Dica gulosa .
Conversa da treta .
E vivam as calorias !
Afinal já consegui.
É de rir !
Não é que a Fia já quer comer sozinha ?
Eu defino 'comer' como a altura em que a quantidade que entra na boca é superior à que nem sequer lá chega e fica nos arredores . Definitivamente, ainda não come sozinha.
Não adianta colocar-lhe a colher em condições na mão, porque ela acha que já sabe tudo (não sei a quem sai com a manina do sabe-tudo!), e , aliás, prefere comer com a colher ao contrário.
Comunhão da Tia Diana
Ontem foi dia da festinha da 2º Comunhão da Tia Diana. Como o Papá trabalhou, só fomos mesmo almoçar (e bem ! ) , mas deu ao menos para estar um tempo com a família .
Esta foi a roupinha da princesa, completa obviamente pelos óculos de sol e por um ganchinho que a mamã fez a condizer com as flores que aplicou no vestido. O tempo que o ganho esteve na farta cabeleira da Fia foi tanto que nem deu para tirar foto.
A chucha da Fia :)

'As peripécias do Tio Más. '
Começo já : no sábado foi buscar o alcool etílico (trepou o lavatório até ao armário) e despejou dentro do aquério do peixe. Quando reparamos, o peixe estava, literalmente, bêbedo! Estava vivo mas mantinha-se a boiar . Lá mudamos a àgua e o Tio Más ficou de castigo.
Ontem o coitado do animal não teve tanta sorte. O cachopo apanhou a acetona e despejou lá dentro. Quando cheguei, ele disse ' Olha, Choana, eu matei o peixe com isto ! ' - com o frasco da acetona na mão.
E lá se foi o Alfredo Alfrão.