São João, São João, São João.

 Pois é, é (ou foi ) chegado o feriado Nortenho de que mais gosto.
 Para quem não sabe, na véspera do Dia de São João, come-se sardinhas e pimentos grelhados numa mesa rodeada pela família. Segue-se, depois do jantar, para Ribeira do Porto, onde se vê o fogo de artifício, se leva com milhares de marteladas na cabeça (com martelos de brincar, óbvio) e com o alho porro .
 No ano passado, comi as sardinhas no Hospital de São João, no dia depois de ter a Fia. Acreditem, a comida do Hospital não é flor que se cheire, mas ter de jantar sardinhas assadas com gosto a esterilização, dói muito.
 Este ano, a família em peso juntou-se em casa da Bivó Júlia e do Bivô Tone. Comeu-se sardinhas e febras e tudo o que mais houvesse, e cantou-se em família os parabéns à Fia.
  Acabado o jantar, e já cheia de rissóis e pataniscas, a Fia começou a mostrar sinais do pouco tempo que dormiu de tarde. Muitas vezes tentei adormecê-la, cantar-lhe, dar-lhe maminha ... Quando me mentalizo de que adormecer só na cama pode não ser só uma qualidade, chega o Papá do trabalho. Pega na bebé, cobre-a com a manta-mantinha e sentou-se muito calmamente a comer bolo. Eu, a pensar para com os meus botões 'Estás a tentar fazer boa figura à frente da famelga, mas apiolha vai fazer birra e vai-te deixar ficar mal! ' , fiquei PARVA quando a vi aterrar mal sentiu o peito dele.
 What the hell ...
 Bem, o que é certo é que a pusemos no carrinho bem aconchegada (estavamos a jantar no quintal), saímos em direcção à Ribeira e só voltamos às 5h da manhã. A Fia estava exactamente no mesmo sítio. Não acordou para mamar, mudar fralda, cuscar o que se passava à volta. ...
 o ambiente no Porto estava um máximo, com toda a gete disposta a dar e receber marteladas, conversar com desconhecidos, beber uma cerveja (todos, menos eu ) com gente que nunca tinha visto ..
 O problema é que às 7h da matina, habituadinha à hora de acordar para ir para a creche, a  cachopa acordou prontinha para o dia !! E eu, quase a morrer, já que estou tão velha que não aguento uma noitada ... --'
  Pior para o Papá, que às 9h já estava no trabalho :S

0 comentários: