Eu tenho uns óculos novoooooos!
Foi prendinha da Marina e do E , e são mesmo giros :) Juntamente com o conjuntinho que a avó Lena e o avô Tino deram, não fico gira ?
Ai queres água ??
Bom, mas mesmo bom ...
Com 12 meses e 6 dias ...

São João, São João, São João.
Pois é, é (ou foi ) chegado o feriado Nortenho de que mais gosto.
Para quem não sabe, na véspera do Dia de São João, come-se sardinhas e pimentos grelhados numa mesa rodeada pela família. Segue-se, depois do jantar, para Ribeira do Porto, onde se vê o fogo de artifício, se leva com milhares de marteladas na cabeça (com martelos de brincar, óbvio) e com o alho porro .
No ano passado, comi as sardinhas no Hospital de São João, no dia depois de ter a Fia. Acreditem, a comida do Hospital não é flor que se cheire, mas ter de jantar sardinhas assadas com gosto a esterilização, dói muito.
Este ano, a família em peso juntou-se em casa da Bivó Júlia e do Bivô Tone. Comeu-se sardinhas e febras e tudo o que mais houvesse, e cantou-se em família os parabéns à Fia.
Acabado o jantar, e já cheia de rissóis e pataniscas, a Fia começou a mostrar sinais do pouco tempo que dormiu de tarde. Muitas vezes tentei adormecê-la, cantar-lhe, dar-lhe maminha ... Quando me mentalizo de que adormecer só na cama pode não ser só uma qualidade, chega o Papá do trabalho. Pega na bebé, cobre-a com a manta-mantinha e sentou-se muito calmamente a comer bolo. Eu, a pensar para com os meus botões 'Estás a tentar fazer boa figura à frente da famelga, mas apiolha vai fazer birra e vai-te deixar ficar mal! ' , fiquei PARVA quando a vi aterrar mal sentiu o peito dele.
What the hell ...
Bem, o que é certo é que a pusemos no carrinho bem aconchegada (estavamos a jantar no quintal), saímos em direcção à Ribeira e só voltamos às 5h da manhã. A Fia estava exactamente no mesmo sítio. Não acordou para mamar, mudar fralda, cuscar o que se passava à volta. ...
o ambiente no Porto estava um máximo, com toda a gete disposta a dar e receber marteladas, conversar com desconhecidos, beber uma cerveja (todos, menos eu ) com gente que nunca tinha visto ..
O problema é que às 7h da matina, habituadinha à hora de acordar para ir para a creche, a cachopa acordou prontinha para o dia !! E eu, quase a morrer, já que estou tão velha que não aguento uma noitada ... --'
Pior para o Papá, que às 9h já estava no trabalho :S
12 meses .
Fez ontem, dia 22 de Junho, um ano que conhecemos a nossa princesa. Lembro-me como se fosse hoje de ter chorado quando a ouvi chorar . Nasci às 10h52 a bebé mais linda, mais calma, mais perfeita que já tinha visto.
Passarama correr, estes melhores 12 meses da minha vida. Nunca pensei que fosse tão gratificante ser chamada de mãe, por uma vozinha pequenina e alegre. Nunca pensei que fosse tão fácil e difícil sê-lo, numa altura tão precoce da minha vida.

Está a crescer a nossa menina, vejam :
Lista de desenvolvimento - parte II
- A Fia diz Pai, perfeitamente dito e com todas (ou aúnica) sílaba bem dita. Sabe o que significa, olha para a porta a chamá-lo e faz 'não está' com as mãos.
- Já diz ' nnn tá' (= não está)
- Diz ' bá' (=dá)
- Quase que anda ! De repente, começou a pousar o pé todo no chão na maioria das vezes, já se larga na cama e tenta manter o equilíbrio. Damos-lhe as mãos para ela andar, mas só lhe damos equilíbrio porque força ela tem e segura-se bem de pé!
De pequenino se torce o pepino!
Com o sol a chegar em força, é chegada a altura de a Fia começar a usar sandálias. Ela sua muito nos pés, suor esse acompahado por um odor pouco agradável de cada vez que usa sapatilhas.
Decidi então comprar umas sandálias numa loja barata perto de minha casa. Como ela ainda não anda, e já que as economias andam fracas, pensava eu que iria 'remendar' até poder comprar umas próprias para os primeiros passos.
Já tendo em conta que ela tem um pé gordinho, comprei o 19 apesar de ela ter muito calçado 17 que ainda lhe serve. Mal as calcei, começou o berreiro. Tentava tirar, não deixava calçar, e ao fim do dia já depois de as ter tirado e andar de sapatilhas, chorava mal via as malditas sandálias. Voltei à loja e troquei por umas pr mim.
Ontem, na Sapatália, vi umas semi-ortopédicas muitos giras, em pele branca com duas flores em verde e azul também em pele cosidas de lado. Têm aquela sola grossa, as almofadas por dentro.Ou seja, têm aquele aspecto grosseiro que as crianças (ou as mães vaidosas) têm de suportar nos primeiros passos.
Mal descalcei a Fia para exeperimentar, começou a festa outra vez! Nem me deixava tocar-lhe no pé!
Caraças...
Trouxe outra vez o 19, lá consegui experimentar o 18 e nem entrava por causa do peito do pé. Custou calçar-lhe, mas andou com elas de tarde e pareceu-me confortável, até já pousa o pé todo no chão quando 'anda' com elas.
Hoje levou para a creche, lá fez birra ao calçar mas depois de calçadas já dizia que eram ' chiiii '( = giras).
Moral da história : papá, a tua filha vai sair à mãe. Só do bom e do melhor.
Alteração (inevitável) dos planos
Afinal, a festa da Fia vai ser um simples lanchinho em minha casa, com a família toda . E quando digo toda, é toda mesmo.
O bolo vai ser igual ao que eu tinha dito : 3 andares cobertos de foundant branco com bolinhas cor-de-rosa e um lacarote em cima . Pudins da Bivó, salgados e doces, e o resto vê-se.
A lista é que vai aumentando à medida que penso nela :
-Família de casa do Pai (já convidei os avós, os tios mais novos (são 2) e a avó. O pai, se quiser, convida o irmão mais velho a mulher e a filha. Por mim, vêm todos.) e Papá.
- Família de casa da mamã ( Avó Lola, Madrinha Sara, Tia Ana, Tio Más e Mamã.)
- Bivó Júlia e Bivô Tone
- Bivó Guida e Bivô Basílio
- Avô Quim, Avó-Madrasta Rosa e Tio Rui
- Marina e E (amigos da mamã e do papá)
- Ex-vizinhas Vânia e Rosa
- Tio-Avô Nelo, Tia-Avó Fátima, primo Miguel e prima Ana
- Tia-Avó Guida (e talvez a família)
(lista em contínuo crescimento) .
De prendas, falamos depois :)
Mumy's getting big!
Pois é, ontem completei 19 aninhos. Acho que já sinto algumas rugas .
Que prenda melhor que um almocinho de 'família', com a Fia e o Papá?
Á noite, os parabéns com os da casa e as duas ex-vizinhas :)
E a prendinha da mamã, ' os tais ' que andava a namorar .
Oh Fia, chamas a isto 'gatinhar'?
Eis o primeiro vídeo da Fia a 'gatinhar'. Ainda escorrega, troca os pés, desliza ... Dá para rir.
Mas agora é um perigo, não a posso deixar em lado nenhum .
Mais uma (BOA) compra.
Por um preço que só visto : 8€ com portes incluídos. Os ténis estão novos, não se nota qualquer sinal de uso.
Não se encontram por menos de 20€ !
Recomendo :)
Fiquei fã.
As toalhitas cheiram muito bem, limpam bem e mantêm-se húmidas até ao fim da embalagem. Muito melhores, a meu ver, do que as Moltex Bio, que tinha comprado anteriormente, por serem 100% fibras naturais.
Que pesadelo.
Nunca nenhuma Mãe devia acordar como eu acordei, hoje, às 4h da manhã.
A cama de grades da Fia fica todas as noites junto à minha. A grade é de dobrar, ficando o colchão quase ao nível da minha cama. Foi a solução que arranjei para ela deixar de dormir na minha cama e para não ter de acordar e despertá-la quando chora de noite.
Tive de comprar umas rodas para pôr na cama, porque pesa uma tonelada e sempre que a arrastava, estragava o chão. Esta noite vi o 'lado mau' de ter rodas na cama.
Não tenho certeza, mas acho que a Fia acordou , sentou-se na cama e como me sentia ao lado, tentou passar da cama dela para a minha, como faz muitas vezes. Mas deve ter empurrado a cama dela de tal forma, que ela deslizou e a Fia caiu ao chão.
Ouvi um estrondo e ouvi a Fia a chorar, mas parecia-me um choro completamente normal. Entrei em pânico quando estiquei o braço para a procurar na cama e não a encontrei. Saí da cama, não sei como não a pisei, e encontrei-a no chão . Estava de gatas, de cabeça virada para os pés da cama.
Tive um aperto no coração quando pensei no que ela estaria a sentir: tentou ir para a beira da mãe, e de repente cai, bate com a cabeça e fica no chão, a chorar, sem conseguir levantar-se porque não sabe andar nem sabe onde está, e sem conseguir ver nada.
Acendi a luz e fui com ela à casa de banho, ver se se tinha magoado na boca ou na cabeça. Não vi nada, e o choro que não era muito forte nem aflitivo, por incrível que pareça, parou num instante. Mal a deitei na minha cama, adormeceu e dormiu bem.
Hoje de manhã reparei num galo na cabeça (o primeiro!), uma ferida na cara que me parece ter sido um arranhão e o lábio parece-me inchado, mas nada de especial. Se tiver de cair, que sejam quedas como esta, sem grandes 'estragos'.
' A turma da Mônica!'
E hoje...
... foi dia de almoçinho no café do Papá, com a Marina e o E , aqueles morcões que foram conosco ao baile de Finalistas . E não é que ela adora o rapaz? Passou a maior parte do tempo no colo dele, e a ver os 'au-aus' no aquário ( que se há-se fazer? tudo o que mexe é au-au) .
Foi giro.
Inspiração divina !
Bem, não sei o que se passou no passado fim-de-semana, mas o que é certo é que teve um desenvolvimento quase milagroso nesses dois dias:
- Começou a gatinhar
- Começou a levantar-se sozinha na cama (mais depressa do que antes) e em qualquer local que se sinta segura (mesmo que a maior parte das vezes não esteja!)
- Diz ' mamã'
- Diz 'Papá'
É incrível, mas quando pensei em escrever esta lista lembrei-me de muito mais coisas, e agora não me lembro. Vou aumentando :)
Deixei de usar o 'voador', 'andador', 'andarilho' , como queiram chamar-lhe. Sei que usa na Creche, e diverte-se porque são uns 10 bebés a 'speedar' num recinto até grandito, por isso não queria dizer-lhes para não usar porque era uma diversão que perdia e porque não é assim tanto tempo. Sempre que chego lá, ela está a fazer qualquer outra coisa.
O que é facto é que ela teve um enorme desenvolvimento desde que deixei de o usar.
Na segunda-feira cheguei à creche e a Educadora disse:
Mama went to prom !
(' a mamã foi ao baile' )
E, por incrível que pareça, o Papá também foi! Um acidente no local de trabalho do Pai fez com que ele estivesse dois dias sem trabalhar, dias esses que coincidiram com a tão esperada ida ao baile :) Desta vez não fui com 32 Kg a mais, embora ainda esteja para virada para o 'baleia' do que para o 'sereia', mas gostei bastante mais deste do que do do ano passado.
A Fia ficou com a avó, não chegamos tarde mas custa sempre. Andei meses a preparar-me e ajudou saber que adormeceu a comer a sopa, na cadeira, por isso não precisou de beber leite de vaca nem do que eu tinha congelado. Só acordou por volta das 6h30.
Ficam algumas fotos, nossas e do casal com quem passamos a noite, já que mal conheço a minha turma.
( Já viram o Papá? Acho que me apaixonei outra vez depois de o ver assim. Até gostei de ver as cabeças virarem na direcção dele quando passava.)