A Sofia começa a escolinha amanhã, e sabem do que me esqueci? Da mochila nova !

A Sofia começa a escolinha amanhã, e sabem do que me esqueci? Da mochila nova !
E hoje começam as férias do Sr. Pai, que anda de tal forma de rastos que adormece até com a cabeça em cima da mesa. Vejam a hora : 13:58, e ainda dorme . Estou há horas a ignorar a terrível tentação de o ir acordar para passar o máximo tempo possível dess férias com ele, já que quando trabalha passamos tão pouco tempo juntos.
Com o exame por fazer, não concluí o 12º ano . Sinceramente, falta-me paciência e vontade para passar outro ano a completar apenas uma disciplina. Decidi, por isso, acabar com a boa vida de estudante que levo há 13 anos e arranjar um emprego.
Trata-se, obviamente, de uma coisa difícil de fazer nesta altura. Por isso, inscrevi-me num curso subsidiado - vou inscrever-me em mais- até arranjar qualquer coisa em part ou full time.
Ontem começou a Formação em Inglês - note-se que tenho 19 e 20 como notas de 10º e 12º anos, mas enquanto re-aprendo os números, as cores, ... e corrijo mentalmente a Formadora, recebo.
A Fia ficou de manhã com o Pai, já que a minha sogra-de-coração frequenta o curso comigo. Sim, ando a estudar com a minha sogra. Para muita gente, é um pesadelo. Para mim, não.
São três horas passadas, inevitávelmente, a rir-me com terrível pronúncia da formadora e a corrigir erros graves que comete, mas passa-se bem.
Vou arranjar agora uma explicadora para me preparar para o Exame Nacional - pela 3º vez, contando com a segunda fase- uma vez por semana . Se não passar à Disciplina este ano, juro que vou ser Doméstica a vida toda.
Com o rompimento dos dentes (caninos e cachais), a diarréia, o pouco apetite e consequente necessidade excessiva de mama, já passaram quatro dias desde que dormi. De dia, é-me impossível. De noite, a sensação de, ao deitar, poder disfrutar apenas de meia/uma hora de sono .
Estou de rastos, há períodos de ontem dos quais nem me lembro, tal é a forma mecânica como tenho feito as coisas.
Esta noite foi completamente desesperante. Mal me sentia adormecer, ela virava-se e tentava mamar no meu braço. Não quer a chupeta, não quer biberão, só quer mamar, adormecer e, ao acordar, ter a mama pronta para ela.
Por dormir sempre numa posição incorrecta para mim, já que ela quer alternar de mama a cada minuto, os meus rins têm-me doído como não doíam há anos. Tenho Síndrome de JUP (uma deficiência congénita que se fosse detectada e tratada até aos dois anos de idade, não me daria estas dores, infecções urinárias contantes e apertos nos rins - as chamadas 'crises' quando são quase insuportáveis.) Como se não bastasse ter este problema em dois rins, a minha mãe presenteou-me com três (com um quarto que, ora se vê não eco, ora se esconde e não está certo que o tenha).
A minha mãe ofereceu-se para passar esta noite com ela. Preciso desesperadamente de dormir, tanto que será a primeira noite que passo longe dela, ao fim de 14 meses.
Lembrei-de de uma música que, neste momento, caracteriza o meu estado de espírito.
'I need some Sleep' dos The Eels .
Se deram pela nossa falta, saibam que foi uma semana de verdadeiro desespero para mim.
Na quarta-feira, depois de uma semana de diarréia e dois medicamentos sem fazer efeito (a propósito, NUNCA dêem a um bebé com menos de dois anos o Imodium, que me foi aconselhado por erro na farmácia), comecei a notar pequenos apontamentos de sangue na diarréia.
Fui de imediato ao Hospital onde fui atendida por um médico Espanhol que, apesar da muita dificuldade linguística me deu outra medicação, revistou a Fia de uma ponta a outra - adoro quando um profissional de saúde faz o seu trabalho correctamente sem que eu pague balúrdios para isso - e me deu uma dieta detalhada para fazer. Aconselhou-me também a consultar a médica de família a fim de proceder a testes de alergia, nomeadamente à lactose.
Achei estranho, ela sempre mamou - e muito, diga-se de passagem - e já bebe leite de vaca quase todos os dias há bastante tempo. Liguei para o Centro de Saúde para marcar consulta, a resposta foi esta:
E como a Princezita está a ficar uma fala-barato, acrescento hoje à listinha três palavras : 'bebé', 'mais' e 'Popó' !
Se vir um bebé, seja ela própria no espelho, uma imagem numa revista ou num livro, aponta e diz 'Bebé! '.
Ao mamar, por exemplo, larga um peito e pede 'mais'.
Eu costumava parar de lhe dar porque, se largava, estava cheia. Mas percebi finalmente que ela quer trocar de peito, provavelmente porque não sente o leite a fluir tão bem . Agora à ordem 'Mai' (= mais) , há que trocar de mamoca ! Da mesma forma, se está a comer qualquer coisa ou se quer mais brinquedos, já sabe como pedir.
Lembram-se de ela ir para a janela ver os Popós na rua? (vejam aqui). Agora quando quer ir para lá, aponta para a janela e diz 'Popó!' .
Adoro o facto de dizer 'Pede' no verdadeiro sentido da palavra, já que ela percebe o significado do que diz e sabe exectamente porque o faz. Sinto finalmente que ela tenta interagir conoscode forma que não seja a mímica ou o choro, e estou a adorar esta fase.
Ensino-lhe a cada dia uma coisa diferente: uma palavra, que muitas vezes não recorda no dia seguinte, um gesto, ...
A diarreia voltou onmtem em força e só deu tréguas ao fim do dia, depois de umas vinte fraldas mudadas e muito mau cheiro - muito, mesmo.
Um dos caninos que a está a fazer sofrer já está quase de fora - Pelo menos, já se nota o 'biquinho' quando conseguimos apalpar-lhe a gengiva. Digo 'conseguimos', porque é relativamente perigoso tentar essa proeza. Relembro que a Fia tem 8 dentes, todos à frente, e não tem medo de os usar !
Hoje já lhe dei a Papa daNutriben de 8 Cereais de Mel (tem lanchado apenas Cerelac de arroz ). Não lhe dei fruta, ainda, mas amanhã já dou. Ao contrário dos últimos dois dias, comeu bem a sopinha e, como sempre, mamou sempre que pôde. Agora está a dormir a sesta na cama dos avós paternos, e eu aproveito para roubar o computador ao papá para vir actualizar :)
Finalmente, está melhor. Estive quase, quase para lhe fazer isto :
A princesa está melhor, o cocózito já é mais espesso. De tarde estava febril, mas está bem disposta agora.E, porque uma (ou três) imagem vale mais que mil palavras :
A Fia está com darreia. Não direi que é aguda, mas é mais acetuada do que já alguma vez teve. Estou a tentar que tome 50ml de àgua com Tiorfan Infantil, mas ela não acha piada nenhuma.
Não tem vómitos nem outro sintoma, não está aborrecida .
Atrevo-me a dizer que aqueles 'balões' na gengiva significam qualquer coisa.
Tem sido quase impossível vir cá, com a Sofia e os meus irmãos em casa, mas tenho tanta coisa para contar !
A Sofia diz 'Pé' há bastante tempo, mas acho que só agora se apercebeu que essa palavra se refere aos nossos terminais.
Agora, sempre que vê pés, sejam delas ou de outra pessoa, fica eufórica como se aquilo não estivesse agarrado a ela, e diz ' ááá´pé!' .
Também já diz 'Aba' (=àgua) e uma série de outras coisas que começou a dizer nos últimos dias e que agora não me lembro.
Estou a adorar esta fase : ela percebe tudo o que lhe dizemos, faz o que pedimos e tenta repetir o que dizemos.
E, como quem não quer a coisa, já passaram quase 14 meses.
Hoje ralhei à Fia. Tentava dar-lhe a canja de galinha que ela habitualmente devora e ela, mal a sentia na boca, deitava-a fora. Não tinha mais sopa em casa e para fazer demorava pelo menos uma hora com a Fia agarrada às minhas pernas ou a chorar na cadeira . O Pai estava a chegar. Enervei-me e gritei ' Sofia, não deita fora ! É para comer ! '
Ela chorou tanto, tanto, tanto ...
Aceito (embora não compreenda) que o Papá não queira ir à praia, mas tal não significa que eu (e por 'eu', leia-se ' eu e a Fia') não vá, obviamente . Até agora, por não ter carro, não me quis aventurar a ir sozinha com a bebé. Na quinta-feira surgiu um convite por parte dos meus sogros de coração para ir com eles e assar um dia inteiro na praia.
Afinal fomos, mas só em jeito de passeio, nem levamos fatos de banho ou toalhas . Passamos um agradável fim de tarde : a princesa no colo da avó (sim, manteve-se quase sempre no colo) e eu na conversa com a 'sogra-do-coração'. Sim, eu sou daquelas raridades que gosta da sogra.
Nova actualização do Fia-dicionário : 'Olá' !
Tenho um vídeo giríssimo, amanhã venho mostrar :)
Apesar de não ter grandes espectativas, senti-me desanimar totalmente quando vi que reprovei no Exame Nacional. Segundo os critérios de correcção do dite do Gave , o meu problema foram as escolhas múltiplas e uns quantos erros de pura distracção tão característicos de mim.
Fica, por agora, adiado o sonho de ingressar na faculdade.
Era uma coisa eu devia a mim própria, quase que uma prova a mim mesma de que apesar de ter sido mãe cedo, era capaz de continuar e concluir os estudos como se nada se tivesse passado.
E quando digo ' a mim mesma ', digo inevitavelmente ' aos que me criticaram quando decidi ter a minha filha'.
Pois bem, falhei.
Próximo capítulo de vida totalmente por escrever ... ou pensar.
O Tomás e a Sofia (hoje não digo diminutivos porque estas duas criaturas me fazem a vida negra o dia todo) não têm creche durante TODO o mês de Agosto.
Curiosamente, e quiçá por obra da minha tão boa sorte ultimamente, a minha mãe trabalha em 3 das 4 terças-feiras (terça=folga do pai) de Agosto. No único dia em que imploro para que me deixem sem responsabilidade (a não ser a que é naturalmente minha, uma coisinha que começa por 'So' e acaba em 'Fia'), não vou puder estar com o Pai.
Depois da discussão de hoje, se calhar até não é má ideia. Quem me dera pensar assim amanhã.
A Família do Pai vai para a praia amanhã e estava a pensar ir também, já que se contam pelos dedos de uma mão as vezes que fui nos últimos dois anos. O pai não está para aí virado.
E agora pergunto, porque será que discutimos?
O Tio Más está sempre (repito, sempre) (posso repetir outra vez? SEMPRE) a ver DVD's na televisão da sala. Os DVD's são, em geral, da Heidi, aquela menininha alegre e engraçada cuja voz estridente eu já não posso ouvir.
Bem, antes que eu me fartasse, a Fia fê-lo.
Encontrou um DVD perdido no chão, e antes que o Más se lembrasse de ir para a sala, pousou o DVD em cima do leitor, pressionou o botão para ligar o aparelho, sentou-se no chão a olhara para a TV equanto o DVD que estava no leitor começou a dar.
Imaginam a alegria dela?
Já disse, a Fia é igual ao pai, com o QI da mãe !
Daqui a uns tempos, vou dar de caras com o Más a ver fotos da Heidi .. Klum.