Só numa de piada ...

Imaginem um piolho de 79centímetros, de body de manga comprida e sem calças, a andar pela casa numas fofinhas destas . Fica tão engraçada.

 A Fia já calçou botinhas para ir para a escolinha hoje ! Ainda está 'em fase de habituação', tanto às botas como ao andar .
 Calcei-lhas porque estava um gelo de manhã, mas neste momento está um sol quase radiante.
 De qalquer forma, levou as Nike , para trocar se forem muitos os trambolhões :)


 E como por casa não dá jeito andar de meias (ainda que sejam antiderrapantes) e porque a mamã não gosta de andar calçada, a Fia tem de seguir os bons hábitos. Por cá, nas noites frias que têm chegado, já se anda com umas destas .
E não é que ela gosta de andar com elas?

Higienó-fobia???

 A Fia não tem medo de cães.
 A Fia não tem medo de gatos .
 A Fia não tem medo de aranhas.
 A Fia não tem medo de carros nem da estrada ...


Sabem do que a Fia tem medo?
Do secador do cabelo e do chuveiro!

É por isto que ela chora tanto enquanto eu e arranjo, não é por sentir a minha falta !

Consulta dos 15 meses (com 15 meses e 6 dias)

 Será possível que a cachopa ainda não chegou aos 10 quilos??

 Pesa 9,850gr e mede 79cm. Está óptima ! É alta e até não é um bebé magro, mas teima em não aumentar o peso.
 A consulta de ontem não foi de forma alguma comum, umas perguntas muito rápidas, uma análise à anca igualmente rápida e uma visível pressa de acabar a consulta .
 Ficou surpreendida pelo facto de a Fia já destinguir o momento em que faz xixi e cócó e conseguir avisar-me, está óptima a nível dos dentes e fala 'pelos cotovelos', apesar de só agora ter começado a andar .

 As vacinas foram dolorosas - para os três : mamã, papá e Fia- mas até agora não tem qualquer reacção (como levou a vacina que previne o sarampo, varicela, papeira ... era possível que para além de febre, tivesse algum leve sintoma de uma destas doenças).


 E, decididamente, a Sofia detesta batas brancas. - Estarei perante um Síndrome da Bata Branca? Começo a preocupar-me porque a forma como chora mal vê algum édico/enfermeiro é totalmete aflitiva.

Uma dúvida 'capilar ' .

 A Fia não tem muito cabelo . Aliás, tem muito pouco cabelo.
 Começa a crescer ( e a criar pequenos 'nós') atrás e em cima, mas de lado não tem quase nenhum ! Devo cortar um pouquinho para fortalecer ou deixo crescer 'naturalmente'?



Devo mencionar que no pequeníssimo cabelo que tem, já mostra uns caracóizitos ! Mais uma característica da mamã?


Ajudem-me, porque não tarda começo a escolher :


Apesar de não desgostar nada do facto de ela parecer sempre um BEBÉ !

E com o que se passou na sexta-feira ..

... e as consequente idas ao hospital, nem tive tempo de aproveitar e disfrutar do nosso novo menino .

ESTE menino.

 Sem mais nem menos, enquanto dava a mão à avó, a Fia torceu o pulso. Não sei o que se passou, não estava em casa naquele momento. Pelos vistos, a Fia começou a girar em torno da minha mãe e, sem forçar o pulso sequer, começou a chorar .
 Corremos ao Hospital, entramos com pulseira laranja e a Fia acabou por adormecer, cansada das dores, no meu colo enquanto eu lhe pressionava o pulso e ela acalmava .
 Fomos atendidas surpreendentemente rápido, tendo em conta que estava apenas um médico de serviço (não se admite, numa urgência que atende cinco freguesias), fizemos um raio-x que não mostrou qualquer fractura nem entorce, e mandaram-nos para casa com gelo e ben-u-ron.
 Seguiu-se uma das - senão 'a'- piores noites da minha vida : ver a minha filha tentar dormir e não conseguir por estar desesperada com dores.
 De manhã, mamou bem, comeu bem a sopa e a fruta, queixava-se algumas vezes - não muitas - mas não mexia a mão. Fui novamente às urgências onde um dos DOIS médicos de serviço me mandou ir à Pediatria do Hospital de São João. Escreveu uma carta, à qual anexou um CD com o raio-x do dia anterior. Algures entre o Hospital de Valongo e o H.S.J., a carta desapareceu .
 Tivemos de ser atendidos numa urgência normal , e esperei três horas para que a Fia fosse vista por um Ortopedista. Viram-na duas vezes, abanaram-lhe o braço em todas as direcções - até o osso retornar ao sítio ' do costume' ,e acabei por vir embora antes de ser vista por um terceiro médico- a Fia estava com fome, com sono, cansada , e eu não estava melhor. Não aguentava ver girar-lhe o pulso e segrá-la, sabendo que estava numa aflição que nem eu suportaria.
 Hoje está praticamente boa, não se queixa e mexe a mão na perfeição.
 E eu suspiro de alívio.



Curiosidade : Quando a Fia torceu o pulso, eu estava em casa de uma amiga que vive a cinco minutos de distânncia. Quis vir-me embora de repente, simplesmente porque ' tinha de vir ' e quando já estava cá fora soube que ela tinha tido o tal 'acidente'. A intuição não é 'dos diabos'??

Ai, ai, Xixi !

 Leiam bem o título. A Fia tem 15meses. Quando quer fazer xixi ou cocó vem ter comigo a dizer 'Ai, ai, xixi!'

 E faz mesmo ! Ainda não comprei um potinho, mas vou comprar porque pelos vistos a rapariga tem pressa em livrar-me das fraldas !


 Queria um póte mesmo giro, algém tem sugestões?

Mãe sofre!

 mais um dia em que saio da Creche a chorar como uma perdida, após deixar a Sofia. Será assim o ano todo?

 É a segunda vez que a Fia volta da Creche com uma valente mordidela no braço. Ontem 'armei um escândalo' por causa disso.
 Tudo bem, são miúdos e as educadoras e auxiliares não podem prendê-los ou manter-se focadas neles, mas podem ter algum cuoidado extra sabendo as crianças com que estão a lidar . São marcas para as quais é preciso uma força enorme - de um miúdo de quase dois anos, já, e que fizeram com certeza a bebé chorar muito MESMO.  E eu não estava lá !

 O pai já disse que á terceira - e espero que não exista terceira- é de vez . E vai haver problemas.

 E a princesa anda cada vez melhor, já dá a volta , já contorna obstáculos e já se levanta sozinha !

' Sofia '

 Deu-me uma 'panca' e decidi escrever no interior do meu pulso direito o nome do que me move : 'Sofia', em letras manuscritas. Tão fino que parece escrito a caneta.
 Eu desenhei, o papá também fez igual no mesmo  sítio.
 
 Custou-me mais a dele do que a minha, garanto.

' Um ' !

 O papá diverte-se a ensinar coisas á Fia. Coisas banais, coisas das quais ela não precisa e que a fazem, na realidade, parecer um macaquinho de imitação, mas ele gosta e eu devo confessar que não desgosto.

 Passou as férias todas a ensinar a Fia a dizer 'Um' e a levantar o dedo indicador ao dizê-lo, quando lhe perguntamos que idade tem .
 Hoje, no Parque, um menino de três aninhos veio jogar à bola com ela. (sim , ela joga à bola!)


 Tiveram uma conversa interessante :
 - Olá menina!
 - Ouááá´!
 - Como chamas-te?
 - à chiiiiiiii ( 'girooo' )
 - Quantos aninhos tens ?
 - UM ! - e levantou-lhe o dedinho mesmo à frente do nariz.



 Desfiz-me a rir.

Finally !

 A Fia já anda :)

 Por andar, entenda-se dar vários passos de uma vez só, tentar segurar-se e voltar a iniciar 'a marcha'.

 Fomos a um parque infantil, hoje, e foi LINDo vê-la andar de um lado para o outro sozinha . As minhas costas A-M-A-R-A-M.




 Com um  ano, dois meses, três semanas e quatro dias, a Fia alcançou a sua primeira independência.

E tempo para vir aqui, agora? Não há !
 Enquanto o Papá estiver de férias, é preciso aproveitar!
 Desculpem, minha gente, mas se não estivermos com ele agora o máximo de tempo possível, só no Natal !

Queridas , chegueeei !

  Já chegamos, na sexta-feira por volta das três da tarde (passamos, obviamente, pelo The Style Outletes, em Vila do Conde) .
 Passamos ua semana espectacular, e foi tudo perfeito. Só faltou uma coisinha : o guarda-chuva .
 Apanhamos dois ou três dias de muito mau tempo, mas o outros compensaram .
  Deu para passear muito, descansar ainda mais ( a Sofia dormia quatro horas de tarde, seguidnhas!) , até a Madamme se decidir a voltar a acordar de duas em duas hora - leram bem, de 120 em 120 minutos- para mamar durante a noite .
 Tenho muitas fotos para vir mostrar, mas faço isso amanhã . Estou K.O., tenho de descansar das minhas férias . Será possível?


 Um aspecto negativo: os papás habituaram-se a 'brincar às casinhas' . E agora?